Nesse tempo trabalhando como Redator Publicitário, seja nas empresas em que fui funcionário ou como freelancer, entre um job e outro, alguns livros devorados, cursos e muito trabalho, peguei tanto gosto que resolvi compartilhar um pouco do que aprendi nesse tempo e ajudar a redatores de primeira viagem a aprimorar o texto publicitário.
Por isso, hoje irei falar sobre algumas dicas bem
básicas para quem deseja trabalhar com texto publicitário.
Mas afinal, o que é preciso para ser um redator
publicitário?
Será que é alguém que saiba escrever bem? Espera-se
que um profissional que ganhará a vida escrevendo, tenha uma boa escrita e
domínio da língua
Mas será suficiente?
Talvez para ser um redator publicitário seja
preciso ter talento nato ou, como costumo ouvir muito, que em algum momento
sejamos mordidos pelo bichinho da criatividade.
Talento faz bom texto publicitário?
Uma boa dose de talento é necessária, sem dúvida.
Mas só talento não basta. Tem muita gente aí com talento sendo desperdiçado em
coisa que não leva a lugar algum e só deixa você onde está.
Se onde você está te deixa feliz e bem, ótimo. Não
há mal algum nisso. Mas se deseja se tornar um redator publicitário cada vez
melhor, escreva bem, reescreva e escreva novamente.
Um redator publicitário é
antes de tudo um profissional da comunicação. Comunicólogo, para ser
mais chique. Seu grande diferencial é que ele usa o poder das palavras para
persuadir, vender.
Em outras e em várias palavras, ajudar as empresas
a melhorarem sua imagem junto aos consumidores.
Pessoas que como eu e você, podemos ser impactados
com uma propaganda ou anúncio que passou pela mão de um habilidoso profissional
que, com suas palavras sedutoras, tentam nos convencer a comprar ideias,
produtos, marcas.
O que um redator publicitário precisa estudar?
Existem algumas dúvidas sobre qual deve ser a
formação de um redator publicitário. Em geral, profissionais de comunicação
possuem caminhos bem distintos para chegarem a ocupar cargos nessa área.
Ser redator é o tipo de profissão que não
necessariamente é determinada pela formação. O importante é saber que o texto
publicitário se trata de uma técnica.
Eu, por exemplo, me formei em um curso de graduação
de publicidade e propaganda. Já outros profissionais têm formação em
jornalismo, marketing, filosofia, administração ou mesmo letras.
Redator publicitário: onde trabalham e o que fazem?
O habitat natural do redator é onde existir
trabalho a fazer. E espaço não falta. Em agências de publicidade ou marketing,
departamento de comunicação das empresas ou mesmo como profissional freelancer.
O texto publicitário pode ser visto em peças
publicitárias, comerciais de TV, vídeos no YouTube, ou mesmo virais em mídias
sociais.
Quais as Características de um Redator
Publicitário?
Sem dúvida, todo bom redator sabe que alguns
conhecimentos e características são essenciais para quem deseja trabalhar com
texto publicitário.
Saber escrever
Algo que falarei melhor sobre em um artigo futuro.
Entender de marketing
Afinal a publicidade faz parte desta área do
conhecimento. Para começo de conversa tenha como leitura básica alguns livros
de Philip Kotler, que muitos consideram o Papa do Marketing.
Arte e cultura
Ao contrário do que muitos pensam ideias e soluções
criativas não surgem do nada.
Quanto mais você aprender e conhecer sobre todo
tipo de arte e cultura maior será a sua bagagem e referências no processo
criativo.
Muita Disposição
Você vai precisar, pois muito trabalho te espera.
Redator publicitário: se esse cara for você…
Se você sente que tem afinidade e vontade de
aprender você pode desenvolver outras capacidades como:
Paixão
O que todo mundo conhece como gostar do que faz, mas poucos fazem.
Esforço
E mesmo amando ser redator, não se iluda, é preciso
muita prática, mão na massa. Suar a camisa.
Resiliência
O mundo da publicidade tem lá seu glamour, mas só
até a segunda página. Na maior parte do tempo é trabalho, trabalho, trabalho. E
bota trabalho nisso.
Redação sem preconceito; mesmo
Preconceito é uma das palavras que você terá de
tirar do seu dicionário.
Além de ajudá-lo a crescer como ser humano, no lado
profissional é muito importante que você não torça o nariz para nada.
O principal motivo é que você estará sujeito a
produzir conteúdo publicitário para os mais diversos perfis de público e
pessoas.
Objetividade
Está é a palavra de ordem que todo redator deve
seguir para que ele se faça entender quando escreve. Seja claro e vá direto ao
ponto.
Afinal, se o público não entender o que você
escreveu você estará desperdiçando o tempo das pessoas e o dinheiro do seu
cliente.
Concisão
Significa falar muito em poucas palavras. Aqui
gosto de citar uma frase do filosofo e escritor alemão Nietzsche que dizia que
um de seus maiores sonhos era conseguir escrever um livro em apenas uma frase.
Interessante
Pense que seu público não tem tempo a perder lendo
algo que seja “chato” ou “muito complexo”, ainda mais se for um texto de um
anúncio publicitário.
A Redação Publicitária é como um jogo de sedução
pelas palavras. Use e abuse da criatividade. E prepare-se para apaixonar-se por essa profissão.
Artigo postado originalmente em Blog.Prolancer
Fonte da Imagem: http://neilpatel.com/wp-content/uploads/2015/02/image19.jpg
Fonte da Imagem: http://neilpatel.com/wp-content/uploads/2015/02/image19.jpg
0 comentários:
Postar um comentário