quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Redação Publicitária Parte #1: O Que Você Precisa para se Tornar um Redator de Sucesso


Nesse tempo trabalhando como Redator Publicitário, seja nas empresas em que fui funcionário ou como freelancer, entre um job e outro, alguns livros devorados, cursos e muito trabalho, peguei tanto gosto que resolvi compartilhar um pouco do que aprendi nesse tempo e ajudar a redatores de primeira viagem a aprimorar o texto publicitário.

Por isso, hoje irei falar sobre algumas dicas bem básicas para quem deseja trabalhar com texto publicitário.

Mas afinal, o que é preciso para ser um redator publicitário?

Será que é alguém que saiba escrever bem? Espera-se que um profissional que ganhará a vida escrevendo, tenha uma boa escrita e domínio da língua

Mas será suficiente?

Talvez para ser um redator publicitário seja preciso ter talento nato ou, como costumo ouvir muito, que em algum momento sejamos mordidos pelo bichinho da criatividade.

Talento faz bom texto publicitário?

Uma boa dose de talento é necessária, sem dúvida. Mas só talento não basta. Tem muita gente aí com talento sendo desperdiçado em coisa que não leva a lugar algum e só deixa você onde está.

Se onde você está te deixa feliz e bem, ótimo. Não há mal algum nisso. Mas se deseja se tornar um redator publicitário cada vez melhor, escreva bem, reescreva e escreva novamente.

Um redator publicitário é antes de tudo um profissional da comunicação. Comunicólogo, para ser mais chique. Seu grande diferencial é que ele usa o poder das palavras para persuadir, vender.

Em outras e em várias palavras, ajudar as empresas a melhorarem sua imagem junto aos consumidores.

Pessoas que como eu e você, podemos ser impactados com uma propaganda ou anúncio que passou pela mão de um habilidoso profissional que, com suas palavras sedutoras, tentam nos convencer a comprar ideias, produtos, marcas.

O que um redator publicitário precisa estudar?

Existem algumas dúvidas sobre qual deve ser a formação de um redator publicitário. Em geral, profissionais de comunicação possuem caminhos bem distintos para chegarem a ocupar cargos nessa área.

Ser redator é o tipo de profissão que não necessariamente é determinada pela formação. O importante é saber que o texto publicitário se trata de uma técnica.

Eu, por exemplo, me formei em um curso de graduação de publicidade e propaganda. Já outros profissionais têm formação em jornalismo, marketing, filosofia, administração ou mesmo letras.

Redator publicitário: onde trabalham e o que fazem?

O habitat natural do redator é onde existir trabalho a fazer. E espaço não falta. Em agências de publicidade ou marketing, departamento de comunicação das empresas ou mesmo como profissional freelancer.

O texto publicitário pode ser visto em peças publicitárias, comerciais de TV, vídeos no YouTube, ou mesmo virais em mídias sociais.

Quais as Características de um Redator Publicitário?

Sem dúvida, todo bom redator sabe que alguns conhecimentos e características são essenciais para quem deseja trabalhar com texto publicitário.

Saber escrever

Algo que falarei melhor sobre em um artigo futuro.

Entender de marketing

Afinal a publicidade faz parte desta área do conhecimento. Para começo de conversa tenha como leitura básica alguns livros de Philip Kotler, que muitos consideram o Papa do Marketing.

Arte e cultura

Ao contrário do que muitos pensam ideias e soluções criativas não surgem do nada.

Quanto mais você aprender e conhecer sobre todo tipo de arte e cultura maior será a sua bagagem e referências no processo criativo.

Muita Disposição

Você vai precisar, pois muito trabalho te espera.

Redator publicitário: se esse cara for você…

Se você sente que tem afinidade e vontade de aprender você pode desenvolver outras capacidades como:

Paixão

O que todo mundo conhece como gostar do que faz, mas poucos fazem.

Esforço

E mesmo amando ser redator, não se iluda, é preciso muita prática, mão na massa. Suar a camisa.

Resiliência

O mundo da publicidade tem lá seu glamour, mas só até a segunda página. Na maior parte do tempo é trabalho, trabalho, trabalho. E bota trabalho nisso.

Redação sem preconceito; mesmo

Preconceito é uma das palavras que você terá de tirar do seu dicionário.

Além de ajudá-lo a crescer como ser humano, no lado profissional é muito importante que você não torça o nariz para nada.

O principal motivo é que você estará sujeito a produzir conteúdo publicitário para os mais diversos perfis de público e pessoas.

Objetividade

Está é a palavra de ordem que todo redator deve seguir para que ele se faça entender quando escreve. Seja claro e vá direto ao ponto.

Afinal, se o público não entender o que você escreveu você estará desperdiçando o tempo das pessoas e o dinheiro do seu cliente.

Concisão

Significa falar muito em poucas palavras. Aqui gosto de citar uma frase do filosofo e escritor alemão Nietzsche que dizia que um de seus maiores sonhos era conseguir escrever um livro em apenas uma frase.

Interessante

Pense que seu público não tem tempo a perder lendo algo que seja “chato” ou “muito complexo”, ainda mais se for um texto de um anúncio publicitário.

A Redação Publicitária é como um jogo de sedução pelas palavras. Use e abuse da criatividade. E prepare-se para apaixonar-se por essa profissão.

Artigo postado originalmente em Blog.Prolancer

Fonte da Imagem: http://neilpatel.com/wp-content/uploads/2015/02/image19.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog